Punição de TIM, Oi e Claro repercute no exterior: Uma análise jurídica

A suspensão da venda de novos planos das operadoras TIM, Oi e Claro, que juntas detêm 70% do mercado de telefonia móvel do País, foi noticiada em diversos sites internacionais, inclusive o Financial Times e a agência Dow Jones, dois dos veículos de comunicação mais importantes na área de finanças.

O Financial Times avalia que esta foi “uma das medidas mais difíceis até agora para melhorar a infraestrutura precária do País”.

“A classe média que cresce rapidamente no Brasil, afoita para obter os mais novos equipamentos tecnológicos, esticou com força a envelhecida infraestrutura do País, incluindo os serviços de telecomunicações”, completou o FT.

A agência Dow Jones, empresa irmã do Wall Street Journal, noticiou o caso e acrescentou que o banco Credit Suisse baixou sua recomendação para as ações da TIM, de “neutra” para “underperform”, ou seja, abaixo da média.

Mais do que isso, o Credit Suisse ainda sugeriu que os investidores trocassem as ações da TIM pelas da Vivo, operadora que não foi punida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Em outra reportagem, a Dow Jones lembrou que a agência de classificação de risco Moody’s poupou a Telecom Italia de uma lista de empresas italianas rebaixadas quando a nota de risco do país caiu.

A agência Reuters despachou a notícia em seu serviço internacional e disse que a Anatel optou por uma “punição inusualmente forte”.

As vendas de novos planos por essas três operadoras ficam suspensas em diversas regiões (veja qual delas foi punida no seu Estado) a partir da segunda-feira 23 por causa da reclamação de clientes, segundo a Anatel. Elas terão 30 dias para submeter aos reguladores um plano de ação e convencê-los a liberar novamente as vendas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s