A farsa do Biotonico Fontoura: Uma análise jurídica

Tônicos e fortificantes para estimular o apetite e o crescimento, além de complementos de ferro e fósforo, não poderão ter em sua fórmula etanol (álcool etílico).

A proibição foi publicada no “Diário Oficial” da União em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A assessoria da Anvisa informou que cerca de 20 produtos desse tipo têm etanol na composição, mas a lista com os nomes dos produtos só sairá em breve. Entre eles, segundo a assessoria, estará o Biotonico Fontoura, um dos mais vendidos no país.

De acordo com a resolução publicada, a proibição da presença de álcool etílico nos produtos foi determinada devido “a necessidade de eliminar a exposição de crianças ao etanol”.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, Antônio Barbosa da Silva, disse que o uso de tônicos com etanol associado a medicamentos para vermes, por exemplo, pode provocar em crianças taquicardia (aumento do número de batimentos cardíacos por minuto), dor de cabeça e náuseas.

“Existem estudos que mostram que crianças que consomem tônicos com teor de etanol acima de 4,5% por um período prolongado têm tendência maior a ser dependente de álcool quando adulto”, afirmou Silva.

Prazo

As empresas que quiserem manter o nome comercial do produto terão 60 dias para solicitar a mudança da fórmula, sem a presença do etanol. As que não fizerem a solicitação podem ter o registro cancelado. A Anvisa também podem multar as empresa que descumprirem a determinação.

A Abifarma (Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica) informou, por meio de sua assessoria, que a análise do risco-benefício do etanol em fortificantes, tônicos e complementos é uma questão médica. Por isso, as empresas devem discuti-la diretamente com a Anvisa.

Para Antonio Carlos Zanini, professor da Faculdade de Medicina da USP e autor do Guia de Medicamentos, o problema estaria na alta porcentagem de álcool etílico encontrada nesses produtos. Zanini disse que poderia haver uma redução do percentual.

Enquanto o Biotonico, por exemplo, tem um percentual de 9,5% de etanol, especialistas admitem até 5% como normal.

A Folha de São Paulo não conseguiu, localizar ninguém da direção do laboratório Dorsay, que produz o Biotonico, para comentar a decisão da Anvisa.

Nas prateleiras da história

Se a história fosse uma farmácia (e a verdade é que drogas não faltaram na história, inclusive e principalmente na história recente), suas prateleiras estariam cheias de frascos empoeirados: os remédios que um dia gozaram da confiança de médicos e pacientes, e que depois caíram em desuso.

Ali estariam, por exemplo, os preparados à base de mercúrio, não apenas os preparados tópicos (recentemente banidos) como os sais de metal, numa época considerados arma poderosa no combate a sífilis. Na Renascença, observou-se que trabalhadores nas minas de cinábrio (minério com mercúrio), quando intoxicados pela substância, curavam-se da sífilis.

O que era verdade, mas gerava um problema ainda mais grave que o da própria sífilis. A penicilina jogou a pá de cal no reverenciado mercúrio.

Durante muito tempo, o Biotonico Fontoura, recomendado para o tratamento da anemia verminótica, foi um remédio popular.

Em primeiro lugar, porque funcionava mesmo; depois porque foi promovido por alguém de invulgar talento: o escritor Monteiro Lobato. O personagem que ele criou para isso, Jeca Tatu – uma espécie de Macunaíma ao contrário, um caboclo exaurido pela doença –, tornou-se imensamente popular. Jeca Tatu era um símbolo do Brasil – do Brasil pobre, do Brasil doente. E esse Brasil pobre, esse Brasil doente via no Biotonico (notem o apelo do nome) a panacéia para seus males.

Com Biotonico – e com botinas ringideiras (Lobato fazia de questão do qualitativo), capaz de evitar a infestação de vermes –, o brasileiro seria forte, saudável, um adepto do progresso. O Brasil assumiria, para usar uma expressão da época, o seu lugar no concerto universal das nações.

Ah, sim, o remédio tinha um sabor agradável. Só que esse sabor corria à conta do álcool, freqüente componente da formulas liquidas. Hoje há medicamentos que fazem o mesmo efeito, sem o risco de etilismo. O Biotonico foi para a prateleira da história, junto com os frascos de mercúrio. De onde olha saudoso para o país que um dia o reverenciou.

Fortificante surgiu em 1910, em São Paulo

O Biotonico Fontoura começou a ser produzido em 1910 como um antianêmico, na cidade de Bragança Paulista (83 km ao norte de São Paulo), pelo farmacêutico Cândido Fontoura.

“Para a mulher, a beleza. Para o homem, o vigor”, garantia a primeira campanha publicitária do fortificante produzido à base de sulfato ferroso, ácido fosfórico e extrato vegetais.

O Biotonico Fontoura foi usado por décadas com a finalidade de melhorar ou aumentar o apetite das crianças.

Carro-chefe do Laboratório Fontoura, o Biotonico passou a fazer parte do imaginário popular, com fatos como a incrível exportação do agora ex-remédio popular para os Estados Unidos dos anos 20, com plena Lei Seca.

Como lá era proibida a fabricação – e a comercialização –, naquela época, de bebidas alcoólicas, o Biotonico Fontoura exportado teria feito muito sucesso, além da fortuna de seu fabricante.

A verdade é que o tônico com um certo teor de álcool, quando um pouco gelado, pode passar por um agradável vinho do Porto.

Campanha

Para popularizar o remédio, o farmacêutico contou com a ajuda do escritor Monteiro Lobato, que escrevia histórias do personagem Jeca Tatu para o “Almanaque Fontoura” que  acompanhava a embalagem do Biotonico.

O personagem foi parte da Campanha de Sanitarização do Rio de Janeiro, que tinha por objetivo instruir e preparar a população para a prevenção de doenças como a esquistossomose.

Nas aventuras do caipira de Monteiro Lobato, o Biotonico aparece como uma fórmula para mantê-lo sempre saudável.

Além de um grande sucesso de público, as histórias de Jeca Tatu foram uma estratégia vitoriosa do fabricante, que conseguiu ter sua imagem vinculada a campanha de sanitarização.

Fonte: Marcelo Gomes Freire, advogado em Goiânia-GO

Anúncios

34 Responses to A farsa do Biotonico Fontoura: Uma análise jurídica

  1. Ivan Nascimento de Souza disse:

    O Biotonico Fontoura. Ou voce acredita e vai com fé e surte o efeito benefico, ou voce não acredita e não da certo. No meu caso o sucesso foi total, curei a anemia, fortifiqueime sexualmente e pasmem, voltou a nascer cabelos, eu esta bem calvo. felicidade total.

    • Celio Trindade disse:

      Pois é… já no meu caso, acredito que ele tenha sido a principal causa por ter me tornado um alcóolatra. Tomei durante muitos anos quando criança e a fome que dava, era imensa (efeito do álcool). Depois de adulto, já bebendo bastante, quando experimentei pela primeira vez a bebida que se chama Selvagem, a primeira coisa que veio a minha mente foi o Biotônico Fontoura. O sabor deles é idêntico ! Daí sempre quando bebo, bebo algumas doses de Selvagem.

  2. sandra disse:

    Estava procurando indicação para minha neta ( 1 1/5 meses ) e me deparei com sua interessante matéria. Usei muito em criança.Não me tornei alcóolatra. Agora fiquei assustada, principalmente sendo uma proibição pela Anvisa (que às vezes dorme).Obrigada pela divulgação.
    Abraços
    Sandra

    • A formulação foi mudada dentro dos 60 dias previstos e não contém mais álcool. Estou tomando e melhorei da mina deficiência de ferro. Meu último hemograma apresentou níveis normais de hemoglobina.

  3. sandra disse:

    a moderação è em relação “” as vezes dorme?”” . Retiro, quero dizer ” com dormir ” é que algumas vezes o processo de avaliação ou estudo é um tanto demorado. até chegar ao consumidor.
    grata
    Sandra

  4. maria elienilce delima ribeiro disse:

    meus filhos se mpre tomaram hoje sao adulto i nao sao alcolatra isso nao e verdade
    Elienilce.

    • Emerson disse:

      Também tomei durante toda minha infância e hoje nem beber bebida alcoólica eu bebo, nada a ver essa história de culpa do remédio. Se torna alcoólatra quem quer.

  5. Rosi Bianchin disse:

    Eu tomei muito quando criança e obtive bons resultados.

  6. Maria da Silva disse:

    O biotonico Fontoura faz abortar.

  7. Crisvone Araújo disse:

    Biotônico Fontoura é um ícone brasileiro

  8. Paulo Cardoso disse:

    Passei minha infância toda tomando Biotônico, só tive melhoras em anemias, nunca me tornei alcoólatra, a probabilidade de alguém se tornar alcoólatra não depene de ter tomado esse produto.
    Se essa quantidade de álcool fosse tão prejudicial tinha matado ou prejudicado toda uma geração de pessoas, ou os seres humanos estão sofrendo atualmente uma mutação os tornando muiito mais frágeis.

  9. tatiane.andrade.ta@gmail.com disse:

    Parem de beber pinga e depois colocar a culpa no biotonico.

  10. Laiane disse:

    Quando gelado o sabor fica parecido com vinho do porto????????? Quem escreveu isso ou nunca tomou biotônico ou nunca tomou vinho do porto!

  11. Brena Moreira disse:

    VDD lAIANE!

  12. Valdilei disse:

    enche o talo de pinga e poem culpa no biotônico. S
    ai daqui ou pé inchado!

  13. Flavio disse:

    Desde criança eu sempre tomei Biotônico Fontoura pra abrir o apetite. Minhas taxas laboratoriais são sempre normais e não me tornei alcoólatra.

  14. carlos neves de oliveira disse:

    comentários interessantes….. mas pensem um pouco, senhoras e senhores : se não houvesse nenhum caso de alcoolismo por causa do famoso BIOTÔNICO…. por que a ANVISA , em 2001 proibiria o uso do álcool em sua composição ????????

    • joe carrara disse:

      E o restante do planeta que nao toma biotonico e mesmo assim sao úsuarios de drogas e alcool ….quer mais droga do que acucar,sál e trigo refinados? arroz polido bilhoes de cigarros queimados pelos escapamentos dos veiculos?desse conforto a Anvis e A OAB nao reclamam neh…kkkkkk

  15. Henrique Mendes disse:

    Tenho 22 anos e bebi a primeira vez aos 17 anos, a partir daí comecei a beber todos os finais de semana pois gostava. Tomei Biotônico a minha infância inteira e nada me tira da cabeça que isso foi crucial no pra gostar de beber tanto assim.

    • Wesley disse:

      Desde 2001 não há mais álcool na composição do Biotônico, aí vem o bebum dizer que o Biotônico que ele toma desde os 17 anos, oi seja, desde 2009, é a causa dele beber tanto assim… Kkkkkkkkkkkkkk. E a causa de ser burro é de quem? Kkkkkkkk

      • Só que o seu Marcelo desse grogue, Ops blogue …
        Não menciona as 4 ervas tônicas na composição do biotônico..
        Europa , Estados Unidos e Rússia, maiores consumidores de álcool no planeta não tomam biotonico .
        As drogas mortais que. a ANVISA. libera todos os dias ao lobby dos trilionarios laboratórios ninguém reclama nehhhh …

  16. rejane disse:

    daqui a pouco vai ter gente dizendo que se tornou tabagista por comer carne defumada demais quando eram crianças…..aff

  17. Giselle disse:

    Olha sinceramente,, eu acredito sim … Quea Indústria já estava preparando os cérebros das crianças… Pra se indentificarem com a bebida…meu marido também tomou muito quando criança pois era magrinho… Hoje ele tem um sério problema com o Alcoolismo.

  18. joe carrara disse:

    Entao Drr advogado entre haspas… bio tonico e tonico da vida sim….Vc nao menciona os cinco ingredientes beneficos extraidos da narureza. frutas e vegetais e cerwais produzem alcool. faz parte da cadeia biologica…Existe centenas de drogas dos laboratorios que produzem MORTE SUBTA. ninguem reclama ….porque eles gastam fortunas na licencicao . Eita capitalismo hipocrita…. A jutica comete a Injustica, criando por pretexto as leis e as proibicoes hipocritas….Se um cego tenta guiar outro,os dois caem numa cova…

  19. joe carrara disse:

    Querem algo pior do que arma nuclear para cancer,quimioterapia pior que oxi ou heroina ou lsd ….? Nao se cura o que seu corpo produz biologicamente…..seria a/mesma coisa que tomar remedio pra parar de produzir sangue …..Isso a Anvisa nao combate nwh …gera bilhoes em impostos no planwta ….industria da morte ….

  20. Vitoria na Guerra disse:

    Agora eu sei o verdadeiro motivo por que não paro de beber, BIOTÔNICO foi a melhor coisa quando era criança, adorava ficar doidona….. por isso que hoje em dia só bebo catuaba, selvagem, vinho do porto geladinho…opa muito bom!

    • em seu apoio …FARSA E A ANVISA …LIBERA MILHARES DE DROGAS PARA OS TRILIONARIOS LABORATORIS ..AO PASSO QUE A OMS RECOMENDA APENAS 500 MEDICAMENTOS PARA DOENÇAS TROPICAIS .. GOZADO NEH CANA DE ACUCAR NAO COMBATEM ,MAS TABACO E CANABIS QUE SAO PLANTAS NORMAIS NA NATUREZA DIZEM QUE E DROGA … KKK
      HIPOCRITAS …QUANTAS DROGAS DROGAS VENDIDAS ABERTAMENTEN NAS DROGARIASSS PRODUZEM MORTE SUBTA? CENTENAS!
      AGORA ..ESSE BLOG NAO FAZ JUZ AS QUATRO ERVAS MARAVILHOSAS QUE COMPLEMENTAM O BIOTONICO NEH …SO O QUE INTERESSA ..KKKK
      RUSSIA E EUA .. MAIORES PAISES DE ALCOOLATRAS E NUNCA COONSUMIRAM BIOTONICO .. KKKKK .AQUI TAO PENSAMNDO QUE A GENTE E BURROOOO ..

  21. POI E NEH ..SE TABACO E CANABIS E PAPOULA E COCA PRODUZISSEM ALCOOL NAO SERIA PROIBIDO NEH … ASSIM COMO ARROZ, CANA DE ACUCAR,BATATAS,MANDIOCA,BET4ERRABA, ENTRE OUTROS PRODUZEM ALCOOL AH O JACK DANIELS DO MILHO KKKK DELICIA NEHH UVAS DE TODOS OS TIPOS NEH ..TODOS CONSOMEM ESSAS DELICIAS, CRIANÇAS E ADULTOS … EITA HIOCRISIA …… TENHAM DO DESTES EXPERTS? KKK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: